Saúde
O BI (Business Intelligence) era pouco utilizado na área da saúde. No entanto, com o aumento constante da cobrança por um melhores resultados, essa realidade mudou.
O BI pode ser aplicado na gestão administrativa, financeira, corpo médico e cuidado com os pacientes. Com o aumento da quantidade de dados, oferece uma análise detalhada e uma melhor interpretação sobre as reais necessidades da clínica ou hospital.
Assim, pode-se ter uma visão mais completa dos procedimentos operacionais. É o caso, por exemplo, do entendimento do quadro clínico de pacientes, da gestão da equipe médica, do diagnóstico e da entrega de resultados de exames, da resolução de situações adversas, entre outros pontos que podem comprometer o funcionamento da instituição.
A melhor compreensão sobre a instituição de saúde contribui para uma gestão eficiente em todas as frentes. O executivo não precisa mais se basear na estratégia de tentativa e erro, pois passa a planejar as ações e a definir estratégias com base em conhecimentos reais sobre o hospital ou a clínica.
Deste modo, o gestor de saúde pode poupar recursos em determinados setores e aplicá-los em outros. Também consegue reduzir o tempo de realização de procedimentos, otimizando o atendimento e oferecendo mais segurança aos pacientes.
Tudo isso contribui para um planejamento mais organizado, com a gestão de riscos e resultados voltada para uma melhor performance.
Benefícios:
-
Reduzir os custos médicos através da compreensão do comportamento do doente e da prescrição de cuidados preventivos;
-
Melhorar a gestão de leitos;
-
Prevenção e ação contra glosas de operadoras de saúde;
-
Melhorar a gestão em investimentos de equipamentos;
-
Coleta de informações sobre pacientes e tratamento para atuação em cuidados preventivos;
-
Análises de custos por especialidade;
-
Avaliar ticket médio de cada plano.
Peça um orçamento!